A mais antiga referência escrita a um lugar que chamam Olhão vem num documento do rei D. Fernando datado de 2 de Abril de 1378. Mas tudo aponta para que já muito antes do século XIV – possivelmente, ainda do tempo do domínio dos mouros – existisse à beira-mar o sítio ou praia que tomou o nome de um grande olho de água, ou olhão, que ali jorrava com abundância. Junto dessa nascente construíram os primitivos olhanenses as suas cabanas de cana cobertas de palha.
Remonta ao século XVII a criação da freguesia de Olhão, consequentemente é construída a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (Igreja Matriz) que é aberta ao público em 1715.
Em 1808 envolvidos no espírito da revolução francesa os olhanenses destacam-se pelo seu acto heróico ao expulsar os franceses do “Lugar de Olhão. Como recompensa, D. João VI eleva-o à categoria de vila, com o título de Vila de Olhão da Restauração”.
No decorrer do século XIX, o concelho está definitivamente constituído pelas 5 freguesias que actualmente detém.
Vila a partir de então, vai caminhar e entregar-se à grande obra que num século transformará uma pequena vila num grande centro económico, social e urbano que se materializará na elevação à categoria de Cidade de Olhão da Restauração em 1985.
- Endereço: Largo Sebastião Martins Mestre, 8700-349 Olhão
- Telefone: (+351) 289 700 100
- Fax: (+351) 289 700 111
O Equipamento
O plantel
1- Marcelino Gil
2 - Jorge Correia
3- Vitor Mendes
4- José Marcelo
5- Mário Reis
6- Vitor Leal
7- António Lelo
8- Pedro Fortes
9- Luís Gomes
10- João Paulo Ramos
11- José Santos
12- António Augusto
Responsável da Equipa: António Teixeira
Sem comentários:
Enviar um comentário