A Associação Desportiva Vale D´Aran-Quelfes foi fundada a 07/07/2007, tendo a sua denominação sido inspirada, duplamente, num dos locais que compõem Quelfes (o Vale de Aran) e no nome da própria freguesia.
O Símbolo - significado
As cores: A cor vermelha e amarela, aplicadas ao emblema, simbolizam a ligação do clube e do vale que inspirou a sua denominação, à Catalunha (a bandeira catalã é composta de listas amarelas e vermelhas).
A cruz de Toulouse: A Cruz de Toulouse, símbolo dos condes da dita cidade, ficou também, na história, associada ao movimento albigense ou cátaro, movimento religioso cristão que procurou nas raízes do Cristianismo primitivo uma alternativa moral aos abusos veiculados pela Igreja Medieval. Sob a sua influência a região dos Pirinéus ganhou um enorme desenvolvimento, não só económico mas também cultural e artístico, um oásis no perigoso mundo europeu da época, protegido por Raymond VI (conde de Toulouse) e pelo rei catalão de Aragão, Pedro II . Contra eles decretou o Papa Inocêncio uma Cruzada, denominada pelos historiadores de Cruzada Albigense, onde os barões do norte de França se projectaram contra a região com uma crueldade implacável. Da carnificina resultou uma vaga enorme de refugiados que, através do território de Andorra, escaparam de França para a Catalunha (Reino de Aragão). Não obstante, a protecção que procuravam rapidamente se evaporou, porquanto os monarcas subsequentes se mostraram receptivos à instalação da Inquisição no seu território. Ora, o primeiro alvo das forças inquisitoriais foram precisamente, não só estes refugiados cátaros, mas também os cavaleiros foragidos da entretanto extinta Ordem dos Templários. É precisamente neste ponto da história que surge a lenda do jovem cavaleiro templário Joan D Urgell, que conduziu um pequeno grupo destes refugiados desde a Catalunha, através da Peninsula Ibérica, até ao Al-Garb português. Foi aqui que, por influência da Ordem de Cristo (e com quartel algarvio em Castro Marim), conseguiram terras para, e sob protecção do monarca português, se estabelecerem em paz. A esse sítio deram pois o nome de Vale de Aran.
O Cavalo: A escolha de um animal para figurar no emblema surge pela facilidade com que as pessoas associam as equipas ao animal respectivo. Veja-se o caso dos três grandes no nosso futebol. A escolha sobre a imagem do cavalo residiu no facto de, para além de se tratar de um animal com grande elegância e nobreza de espírito, estar associada ao Cavaleiro Juan D´Urgell, líder do grupo catalão. As letras: Vale D´Aran e Quelfes, clube e freguesia unidos num só. Os leões apostos ao lado: Significado de bravura.
Mais informações sobre a história do Vale de Aran disponíveis em http://viladosgranjas.blogspot.com/.
Contactos
Presidente: Gustavo Soares Marcos
-Endereço: Urbanização João Luis Graça lote 10 8700-275 Olhão
-Tlf: (+351) 289 722 332 / (+351) 91 631 10 93
O Equipamento
No decurso do Torneio Quelfes Bicentenário os jogadores da AD Vale D´Aran-Quelfes envergarão equipamento composto por camisola branca, calção vermelho e meia preta.
O Plantel
5- Jorge Soares
6- Paulo Russo
7- Jorge Gabriel
8- João
10- Gustavo Marcos
11- Nelson
12- Fausto Libânio
17- Edgar do Ó
19- Hugo
23- Barnabé