quarta-feira, 11 de junho de 2008

As equipas! Ep. 7 - AD Vale D´Aran-Quelfes

A Missão

A Associação Desportiva Vale D´Aran-Quelfes foi fundada a 07/07/2007, tendo a sua denominação sido inspirada, duplamente, num dos locais que compõem Quelfes (o Vale de Aran) e no nome da própria freguesia.

O Símbolo - significado

As cores: A cor vermelha e amarela, aplicadas ao emblema, simbolizam a ligação do clube e do vale que inspirou a sua denominação, à Catalunha (a bandeira catalã é composta de listas amarelas e vermelhas).


A cruz de Toulouse: A Cruz de Toulouse, símbolo dos condes da dita cidade, ficou também, na história, associada ao movimento albigense ou cátaro, movimento religioso cristão que procurou nas raízes do Cristianismo primitivo uma alternativa moral aos abusos veiculados pela Igreja Medieval. Sob a sua influência a região dos Pirinéus ganhou um enorme desenvolvimento, não só económico mas também cultural e artístico, um oásis no perigoso mundo europeu da época, protegido por Raymond VI (conde de Toulouse) e pelo rei catalão de Aragão, Pedro II . Contra eles decretou o Papa Inocêncio uma Cruzada, denominada pelos historiadores de Cruzada Albigense, onde os barões do norte de França se projectaram contra a região com uma crueldade implacável. Da carnificina resultou uma vaga enorme de refugiados que, através do território de Andorra, escaparam de França para a Catalunha (Reino de Aragão). Não obstante, a protecção que procuravam rapidamente se evaporou, porquanto os monarcas subsequentes se mostraram receptivos à instalação da Inquisição no seu território. Ora, o primeiro alvo das forças inquisitoriais foram precisamente, não só estes refugiados cátaros, mas também os cavaleiros foragidos da entretanto extinta Ordem dos Templários. É precisamente neste ponto da história que surge a lenda do jovem cavaleiro templário Joan D Urgell, que conduziu um pequeno grupo destes refugiados desde a Catalunha, através da Peninsula Ibérica, até ao Al-Garb português. Foi aqui que, por influência da Ordem de Cristo (e com quartel algarvio em Castro Marim), conseguiram terras para, e sob protecção do monarca português, se estabelecerem em paz. A esse sítio deram pois o nome de Vale de Aran.


O Cavalo: A escolha de um animal para figurar no emblema surge pela facilidade com que as pessoas associam as equipas ao animal respectivo. Veja-se o caso dos três grandes no nosso futebol. A escolha sobre a imagem do cavalo residiu no facto de, para além de se tratar de um animal com grande elegância e nobreza de espírito, estar associada ao Cavaleiro Juan D´Urgell, líder do grupo catalão. As letras: Vale D´Aran e Quelfes, clube e freguesia unidos num só. Os leões apostos ao lado: Significado de bravura.

Mais informações sobre a história do Vale de Aran disponíveis em http://viladosgranjas.blogspot.com/.


Contactos

Presidente: Gustavo Soares Marcos

-Endereço: Urbanização João Luis Graça lote 10 8700-275 Olhão

-Tlf: (+351) 289 722 332 / (+351) 91 631 10 93
O Equipamento

No decurso do Torneio Quelfes Bicentenário os jogadores da AD Vale D´Aran-Quelfes envergarão equipamento composto por camisola branca, calção vermelho e meia preta.

O Plantel

1- Carlos
5- Jorge Soares
6- Paulo Russo
7- Jorge Gabriel
8- João
10- Gustavo Marcos
11- Nelson
12- Fausto Libânio
17- Edgar do Ó
19- Hugo
23- Barnabé

segunda-feira, 9 de junho de 2008

As equipas! Ep. 6 - CCD CM Tavira

História do Concelho

Ao longo da história, vários povos habitaram no local hoje ocupado pela cidade de Tavira. Antes da presença dos romanos, existem registos que confirmam povoamentos fenícios e gregos. Mas a presença mais marcante foi a islâmica que permaneceu nas terras do “Al Garb al Andaluz” (o ocidente de Andaluz) mais de cinco séculos (séc. VIII – XIII) e que, particularmente, possuíam neste sítio uma população florescente e bem fortificada chamada Tabira, modificando, assim, o primitivo nome de Talabriga.
Segundo a tradição, Tavira foi conquistada aos mouros, em 1242, por Dom Paio Peres Correia, Mestre da Ordem Mil de Santiago, como represália pela morte de sete dos seus cavaleiros. Os restos mortais dos cavaleiros foram depositados na Igreja de Santa Maria do Castelo (a antiga mesquita-mór), onde subsiste uma lápide.
Após a conquista de Tavira esta foi reconstruída por D. Afonso III, que lhe concedeu também em 1266 o foral – carta constitutiva dos concelhos medievais onde se fixava os direitos e deveres do povo, a maneira de aplicar a justiça - de vila.
Tavira cresceu em importância até ao final do século XVI, devido sobretudo ao seu porto onde se comerciavam os mais diversos produtos e de onde se exportava peixe salgado, frutos secos (figos e amêndoas), sal e vinho, abastecendo portos em Itália e Flandres. A posição geográfica do seu porto – o mais próximo da costa de África - também se revelou fundamental e estratégica no período inicial da expansão marítima. A partir deste se estabelecia o apoio às guarnições portuguesas das praças africanas, bem como à armada que actuava no mar próximo. Tendo também em consideração que Tavira, no século XVI, era uma povoação influente e em relevante crescimento (a mais populosa do Algarve e de Portugal), D. Manuel I elevou-a, em 1520, à categoria de cidade.
Actualmente, a cidade vive em grande parte de um turismo crescente que, recentemente, começa a descobrir a cidade. Tavira pode oferecer testemunhos de épocas distantes, marcas e monumentos de um notável passado histórico, para não falar dos seus factores naturais, a Reserva Natural da Ria Formosa, a sua serra e as praias, a variada gastronomia em doçaria, peixes e mariscos. O passado histórico desta cidade é bastante rico e pode ser testemunhado nos seus edifícios, nos achados arqueológicos e no traçado das ruas do centro histórico.

Contactos

Tlf: (+351) 281 320 500
Fax: (+351) 281 322 888
Endereço: Praça da República 8800-951 Tavira
E-mail: camara@cm-tavira.pt

O Equipamento

O Plantel
1-Diamantino Filipe
2-Marco Santana
3-André Jesus
4-Ruben Gonçalves
5-Honoráto Ricardo
6-Nelson Nascimento
7-Pedro Gonçalves
8-Fábio Chagas
9-Ricardo Domingues
10-Raul Faria
11-Carlos Nunes
Responsável da equipa: José António Gonçalves

quinta-feira, 5 de junho de 2008

As equipas! Ep. 5 - Ordem dos Advogados

A Missão

A Ordem dos Advogados, criada pelo Decreto n.º 11 715, de 12 de Junho de 1926, remonta à primeira metade do séc. XIX, tendo origem na Associação dos Advogados de Lisboa, cujos Estatutos foram aprovados em 1838.

Por deliberação do Conselho Geral, de 10 de Novembro de 1989, foi instituída a Medalha de Ouro da Ordem dos Advogados, atribuída, aos Presidentes da República Dr. Mário Soares e Dr. Jorge Sampaio; aos Bastonários Prof. Doutor Adelino da Palma Carlos e Dr. Ângelo D'Almeida Ribeiro; e aos advogados Dr. Salgado Zenha, Dr. Francisco Sá Carneiro e Dr. Roberto Busato.

O Estatuto da Ordem dos Advogados regulamenta os mais importantes aspectos relacionados com a organização e funcionamento da Instituição representativa dos Licenciados em Direito que exercem a Advocacia e estabelece o quadro deontológico do exercício da actividade. O Estatuto actualmente em vigor foi aprovado recentemente pela Lei n.º 15/2005, de 26 de Janeiro.A Ordem dos Advogados é uma associação pública independente dos órgãos do Estado, sendo livre e autónoma nas suas regras.

Contactos

-Presidente do Conselho Distrital de Faro: Dr. António Cabrita
-Endereço: Rua Antero de Quental, nº 9 3º 8000-210 Faro
- Tlf: (+351) 289 805 615/6
- Fax: (+351) 289 805 615/6
- Email: cdfaro@cdf.oa.pt
O Equipamento
A equipa da Ordem dos Advogados utilizará, no decorrer do torneio "Quelfes Bicentenário" indumentária composta por camisola de cor laranja, calção branco e meia laranja debroada a branco.

O Plantel

1- Duarte Baltazar
2- Diogo Narciso Pereira
3- Rui Filipe Oliveira
4- Bruno Almeida
5- Roque Figueira
6- Diogo Nascimento
7- André Caetano
8- Sérgio Almeida Correia
9- Tiago Gonçalves Luis
10- Francisco Dias Neves
11- Maxime Bispo
12- Rui Conduto
Responsável da equipa: André Caetano

Troféus do Bicentenário

Taça Quelfes Bicentenário - atribuída à equipa vencedora do Torneio Quelfes Bicentenário


















Nota: os segundos e terceiros classificados receberão troféu idêntico, mas de dimensão ligeiramente menor.

Troféu Crédio Agrícola - conferido ao melhor guarda-redes da prova




















Troféu João Eduardo Soares - destinado a premiar o melhor jogador da competição.














Troféu Francisco das Neves Marcos - prémio para o goleador máximo do torneio.

terça-feira, 3 de junho de 2008

As equipas! Ep. 4 - British Foreign Office

A Missão

O Reino Unido e Portugal estabeleceram um Tratado de Aliança em 1373, altura em que os ingleses lutaram juntamente com a Casa Real de Avis na batalha de Aljubarrota contra Espanha. As duas nações assinaram o Tratado de Windsor em Maio de 1386, confirmando formalmente aquela que é a aliança mais antiga do mundo e que tem servido de alicerce às relações bilaterias entre ambos durante mais de 600 anos. O último acto a firmar esta amizade foi o casamento real entre Filipa de Lencastre, filha de John of Gaunt, Duque de Lencastre e João I, realizado em 1387. O comércio bilateral floresceu através dos armazéns ingleses no Porto: bacalhau e tecidos eram trocados por vinho, cortiça, sal e azeite. O filho mais novo do casal, Henrique (Príncipe Henrique, o Navegador), liderou a Época Áurea de Portugal através das suas viagens de conquista marítima.

A Embaixada do Reino Unido em Lisboa representa os interesses do Reino Unido e do Governo Britânico em Portugal. Com o Embaixador colabora uma equipa de 18 diplomatas britânicos e 40 funcionários locais. O seu trabalho consiste em informar e influenciar o Governo Português em todas as questões em que os interesses britânicos e portugueses sejam coincidentes, especialmente enquanto membros da União Europeia e da NATO, a que ambos pertencem; manter o Governo Britânico informado sobre os desenvolvimentos e perspectivas relativamente a Portugal; ajudar os empresários britânicos na promoção dos seus interesses comerciais em Portugal; e prestar assistência à comunidade britânica residente e aos visitantes britânicos em Portugal.

Contactos

-Embaixador: Alexander Wykeham Ellis (desde 13 de Novembro de 2007)
-Endereço: Rua de São Bernardo, 331249-082 Lisboa

-Tlf: (+351) 21 392 40 00

-Fax: (+351) 21 392 40 21

O Equipamento

O Plantel
1- Pedro Pereira
2- Neil Sibbit
3- Peter Horton
4- Kevin Adams
5- Brad Hogg
6- Paulo Menezes
7- Ben Lyons
8- André Menezes
9- Pedro Dinis
10- Rory Allen








Responsável da equipa: Neil Sibbit

domingo, 1 de junho de 2008

As equipas! Ep. 3 - American Embassy

A Missão


Portugal foi uma das primeiras nações a estabelecer laços diplomáticos com os Estados Unidos da América. O primeiro representante americano no nosso país foi o oficial David Humphreys, herói da Guerra da Independência, nomeado Ministro Residente a 21 de Fevereiro de 1791 (por alturas de 1808 já os dois países se relacionavam havia quase duas décadas). Seguiram-se-lhe John Quincy Adams, que mais tarde seria o 6º Presidente dos E.U.A., e 46 outros Ministros e Enviados até o posto ganhar a categoria de Embaixada em 1944. Foi durante a Segunda Guerra Mundial que o distinto diplomata e historiador George F. Kennan prestou serviço em Lisboa como Ministro Conselheiro.

Portugal e os Estados Unidos são actualmente duas nações amigas, aliadas, integrantes da NATO, unidas não só por uma ligação diplomática de mais de 200 anos, mas também por um intenso intercâmbio cultural e social, a que não é alheia a forte migração portuguesa para terras do tio Sam, nomeadamente na primeira metade do século XX.

No nosso país a representação americana encontra-se em Lisboa, na antiga Quinta do Pinheiro, outrora propriedade dos duques do Cadaval.
A sua àrea de acção é variada, sendo sobretudo de destacar as secções de imprensa, assuntos culturais e centro de pesquisa.

Contactos

- Embaixador: Thomas F. Stephenson (desde Novembro 2007)

- Endereço: United States EmbassyAvenida das Forças Armadas 1600-081, apartado 43033 1601-301 LISBOA

- Tlf: (+351) 21 72 73 300

- Fax: (+351) 21 72 69 109

O Equipamento
A equipa da American Embassy (Lisbon Eagles 2008( utilizará, no decorrer do torneio "Quelfes Bicentenário" indumentária composta por camisola de cor branca com lista lateral azul escura e vermelha, calção azul escuro e meia branca.

O Plantel
1- Carlos Lopes
3- Juan Ortiz
5- Benjamin Vazquez
6- Jesse Coronado
8- Tiago Marques
9- Marco Madeira
10 - John Doku
13- Luís Lopes
15- Antonio Amaral
17 - Rogerio Paula
20- Thomas Haycraft
21- Fernando Nascimento
Responsável da Equipa: Juan Ortiz